quarta-feira, 17 de novembro de 2010

FINAL FANTASY XIII



A décima terceira edição da franquia mais famosa da Square Enix,primeira em alta resolução,enfim está dispinível para o PS3. Com visuais jamais vistos em um game de RPG,ótima história e um sistema de batalhas controverso,Final Fantasy XIII é a melhor opção para os fãs do gênero,que não são poucos.E O CABELO?
O visual de FFXIII é o que mais se destaca no primeiro contato com o título. Produzidos para rodar em resolução 1080p,os gráficos exibem texturas extremamente detalhadadas. Nos personagens,a fisionomia,as emoções e movimentos são representados de forma quase perfeita pela engine criada pela Square Enix. A única ressalva fica por conta de um outro traço que destoa,principalmente quanto aos cabelos dos personagens,que muitas vezes parecem "duros". Algumas quebras de frames também podem ser notadas,mas nada que prejudique a jogabilidade. A história é,sem dúvida,o destaque do jogo. Com enredos e sub-enredos,que se desenrolam conforme o jogador avança na aventura,existem centenas de caminhos que os possíveis. Claro que eu não vou estragar a surpresa falando do final,mas podemos dizer que é satisfatório. Quem nunca jogou nenhum título da saga,não precisa se preocupar. Apesar de se relacionar com outras versões,a história de FFXIII é independente do resto da série e pode ser aproveiteda sozinha. Basicamente,o jogador pode escolher estre seis personagens diferentes,mas a história se foca levemente em Lightining,a gatinha de cabelos roxos da capa do game,que chega à cidade futuristica de Cocoon,com a missão prímaria de acabar com a humanidade por seus pecados. Bom,nem precisa dizer que a trama ganha inúmeras reviravoltas,mas isso ficará por conta dos jogadores descobrirem.
O sistema de batalhas é bem divertido,relativamente simples. A ação rola em turnos e as ações dos personagens são pautadas através do ATB (Active Time Battle),uma "barra de energia",que controla os poderes dos guerreiros. Por conta disso,não é possível utilizar os poderes mágicos fora das batalhas,mas sempre que começar a pancadaria,a barra começará cheia. Cada vez que acertar um inimigo,a sua barra enche até "quebrar",o que aumenta a quantidade de dano que seu personagen causa. O único problema nesse sistema é que o jogador controla apenas um personagen durante as batalhas. É possível apenas determinar como os companheiros deverão agir,se curando os outros personagens ou atacando,mas não com golpes que o jogador determinar. Ou seja,a parte tática das bathalhas ficou bem falha,principalmente se o personagen controlado pelo jogador morrer,o que termina o jogo na hora.
Como é comum dos RPGs,a força dos personagens é medida pelos seus pontos de experiência,suas armas e acessórios,e em FFXIII tudo isso evolui,com um sistema de nivelamento de habilidades dos personagens muito bem contruído.
Para terminar a campanha principal,o jogador precisará de muitas horas de jogo. Porém,para realmente chegar ao fim do jogo,serão necessários meses de jogatina,tamanha é a quantidade de itens,sub-missões,troféus e demais conquistas oferecidas,que dão uma longevidade imensa para o game.
FFXIII é um dos melhores,senão o melhor,RPG já lançado e é obrigatório tanto para quem gosta da série,quanto para aqueles que se interessam por uma excelente história,muito bem representada.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

UNCHARTED 2: AMONG THIEVES



Uncharted: Drake´s Fortune chegou ao PS3 em 2007 e logo foi alçado à condição de clássico pela crítica e pelos jogadores,com seu visual bem trabalhado,mecânica de jogo empolgante e personagens marcantes,que em nada deviam às grandes produções do cinema de ação. Dois anos depois,a tão esperada sequência finalmente chega ao mercado trazendo boas novidades,mas mantendo a formula que transformou o antecessor em um dos melhores jogos já lançados para o PS3.

CRISTAL DOS DESEJOS

Assim como no primeiro jogo,a trama de Unchaterd 2: Among Thieves também não fugirá dos clichês do cinema de ação,mas dessa vez as reviravoltas na história serão mais comuns. Segundo a Naughty Dog,produtora do game,a ideia era que a continuação tivesse uma trama "mais envolvente" e não deixasse o jogador desgrudar da tela. Dessa vez o caçador de tesouros Nathan Drake continuará atrás de tesouros e de conhecer os mistérios que envolvem seu passado,e principalmente seu ancestral,Sir Francis Drake. Até um dos personagens mais conhecidos da história dá as caras,Marco Pólo,que guia o personagen atrás de navios que sumiram no mar há centenas de anos,um deles com um artefato muito especial: um cristal que dá um desejo àquele que o possuir. É claro que conseguir o objeto não será uma tarefa para iniciantes,além de muitos inimigos também estarem nessa busca,o que resultará em disputas ferozes.
Outra grande novidade é que nessa versão não será possível mandar bala em todo mundo o tempo todo,em alguns momentos da aventura será necessário que o jogador mantenha a calma e use da furtivadade,para evitr um confronto direto. Para isso entra em cena uma nova habilidade de Drake,que permite que o personagen escale superfícies e se mova por locais de difícil acesso,uma verdadeira mão na roda para os momentos em que é necessário ser sigiloso.
Segundo a produtora,Uncharted 2 usará todo o potencial do PS3,o que significa um conteúdo mais vasto. Os cenários serão maiores e mais detalhados,aumentando a possibilidade dos jogadores deixarem a aventura menos linear,com a possibilidade de usar veículos ou caminhar,de enfrentrar os inimigos ou se esconder,dependendo da situação do momento. Essas possibilidades deixam o jogo muito mais dinâmico e ajustável ao estilo do jogador.
A jogabilidade continua como um ponto alto da série,com comandos bem distribuídos no controle. Assim como na versão anterior,procurar abrigo,cobrir a ação dos inimigos,mirar e atirar serão movimentos assenciais,mas que se tornam simples de se realizar devido à ótima fluidez da jogabilidade.
A trilha sonora é outro ponto fortíssimo da produção,toda produzida por Greg Edmonson,o mesmo responsável pela trilha do primeiro jogo,o que é otimo quando se trata de uma fera dessas. Ou seja,músicas,dublagem,tiros e explosões poderão ser ouvidos com a mesma qualidade que já se via anteriormente,senão mais!

AÇÃO EM GRUPO

Como é tendência hoje em dia,nenhum bom jogo pode considerar chegar ao mercado sem um bom pacote de conteúdo miltiplayer,e com Uncharted 2: Among Thieves não é diferente. Basicamente,o jogo conta com modos cooperativo e competitivo,os dois igualmente impressionantes. No modo competitivo,não será possível que outros jogadores participem de todas as campanhas oferecidas no modo Single Player,mas apenas de alguns capítulos,o que já é bem interesante. Já na campanha competitiva é que a produtora realmente promete se esmerar,com mapas vastos e bem detalhados e muitas armas,apesar de não inovar nos modos,com os tradicionais "deatmatch" e "Plunder".
Uncharted 2: Among Thieves está disponível para o PS3.

GRAN TURISMO



Há algum tempo que a mais conceituada série de corrida da Sony está prometida para o PSP. Os rumores começaram em 2005 e à época o jogo foi batizado de Gran Turismo Móbile,mas o tempo passou,o publico esperou e nada dos produtores liberarem conteúdos palpáveis sobre o game. Apenas na E3 (uma conferência de games nos EUA),que ele foi efetivamente confirmado,com a data de lançamento marcada para Outubro e com videos e fotos,para aguçar ainda mais a água na boca dos jogadores sedentos por velocidade.

800 CARROS,NO BOLSO!

Apesar de ser produzido para uma plataforma portátil,o jogo não ficará devendo em nada para um game de corrida para consoles de mesa. Ao todo,estão prometidos 800 carros,entre bólidos de competição,carros históricos e até conceitos - muitos deles não muito empolgantes de se pilotar,mas bastante curiosos - e 35 pistas diferentes. Basicamente - e guardadas as medidas proporções -,essa é a mesma estrutura que se encontrava no Gran Turismo 4,último tótulo da franquia lançado para o PS2.
Como é marca da franquia,a jogabilidade promete não ser muito "amável" com os jogadores,exigindo uma certa dose de treino para quem se habilitar a participar dos diversos campeonatos disponíveis. Uma boa notícia para os jogadores mais casuais,é que a produtora prometeu retirar o sistema de habilitações,não sendo mais nacessário que o jogador precise passar pelas provas muitas vezes estressantes para conseguir participar das corridas. O lado ruim é que o sistema servia como tutorial,e agora será necessário que o jogador aprenda a domar os carros na raça!
Mesmo com todos esses detalhes,o que realmente impressiona em Gran Turismo são os gráficos. Durante a E3,o jogo foi colocado para rodar na tela de um PSP Go,a 60fps (quadrados por segundo),com uma estabilidade invejável. Não é exagero dizer que talvez GT trará um dos melhores gráficos já vistos no PSP e que se aproximam bastante do que foi visto nas versõe de PS2.
O único ponto fraco até agora que se espera que seja resolvido pela produtora é quanto á inteligência artificial,que não oferece grandes desafios,o que é super chato num game tão famoso. Durante as corridas,os oponentes não fazem quase nada para defender suas posições,mas quando fazem,tentam tirar os jogadores da pista e não se importam de bater,ou seja,falta de "fair play" na programação.
Um game tão famoso não se pode deixar de ser jogado,o que atrai ainda mais gamers para a compra de um PSP.

WET



O mercado de mulheres como protagonista de games não para de crescer. Algumas fizeram sucesso como é o caso da imortal de lábios carnudos Lara Croft. A produtora A2M promete mudar a visão das mulheres nos games e apresenta sua mais nova heroína,Rubi.

LINDA,GRACIOSA E MORTAL!

Com visão em terceira pessoa,Wet trará uma mistura de games. Além de sua protagonista possuir movimentos acrobáticos,ser uma otima exelente atiradora e manusear uma mortal katana,o visual do game é baseado em filmes dos diretores Quentin Tarantino (Kill Bill) e Robert Rodriguez (Planeta Terror). O roteiro foi criado por Duppy Demétrios,responsável direto pela série do agente Jack Bauer (24 Horas). Rubi é uma mercenária e adora uma confusão. A beldade será paga para caçar malfeitores ao redor do planeta e,a corja de inimigos será das mais variadas. A acrobata assassina encontrará gângsteres,assassinos,terroristas e até mesmo mafiosos asiáticos.
A ação será a parte alta do game com cenas de tirar o fôlego,explosões,tiroteios,acrobacias exageradas e muito sangue. O cenário poderá ser utilizado para que Rubi voe entre os inimigos e,uma câmera lenta tome conta da tela,acionando o modo "Rage" para que ela dispare contra todos com uma mira automática e aplique golpes mortais com sua Katana. Tudo isso poderá ser feito com combinações cinematográficas e a única dúvida ficará a cargo dos controles e das câmeras dinâmicas na hora do quebra-pau. Uma boa escolha pra quem gosta de ação sem fim. O jogo está disponível para o PS3.

GRAN TURISMO 5: THE REAL DRIVING SIMULATOR



Mais de 950 carros,20 localizações e 70 variações de pista! O que mais esperar de GT5?
Em abril de 2008 a franquia GT fazia sua estreia no PS3 com Gran Turismo 5 Prologue que foi recebido com grande aclamação e boas notas na imprensa especializada. Porém,todos sabíamos que ali estava apenas um prólogo,uma espécie de "Demo Completa" do que a emprensa planejava lançar no futuro.
Dois anos depois a Plyphony Digital engata a primeira em seu novo título,Gran Turismo 5,que promete elevar o realismo em simulação automobilística e gráficos ao extremo,explorando muito bem todo o potencial da plataforma.

ENTRE A SIMULAÇÃO E A REALIDADE

GT5 corre beirando a perfeição,e se voçê ligar o jogo num bom periférico (um Logitech Driving Force Pro Wheel,por exemplo) a experiência de direção e a resposta serão únicas. Isso é o que Kazunori Yamauchi (criador da série) sempre buscou para os títulos da franquia,uma realidade automobilística jamais vista em games anteriormente.
Há dois modos principais de jogo em GT5,o Arcade Mode e o GT Mode. Jogando em Arcade você poderá optar por corridas rápidas com os amigos ou mesmo sozinho. Já em GT Mode,os jogadores vão passar a maior parte do tempo correndo,navegando pelo mapa do mundo em suas diferentes pistas,adquirindo licenças,comprando acessórios e aumentando sua coleção de carros.
Além do modo "of-line",GT5 traz suporte a corridas multiplayer online também. Os desafios em rede terão suporte para texto e voz,além de chats privados e opções para compartilhar fotos e videos de replays (incluindo uma opção que publica seu replay direto no You Tube ou exporta para o PSP). Apesar da variedade de opções online,Kazunori Yamauchi já disse que a franquia ainda não alcançou o suporte de rede esperado; em 2006 planejava produzir uma loja virtual para GT5 onde carros,pistas e mesmo peças poderiam ser adquiridas. De qualquer forma,podemos esperar muita diversão com que o título tem a oferecer para jogos em rede.
A parte gráfica não há o que reclamar,em GT5 Prologue pudemos ter uma ideia do detalhamento de cada pista e veículo. Com tempo e aperfeiçoamento,o que vemos em GT5 é de dar brilho aos olhos. Efeitos de luz e sombra,texturas e brilhos nos veículos,cenários e prédios reconstruídos a risca (uma das cenas mostra inclusive o prédio da Polyphony Digital em Tokio),tudo para sua imersão na experiência automobilística de GT5 seja inesquecível.

DANOS NOS VEÍCULOS

O foca da franquia GT sempre foi descaradamente voltado para a simulação. Enquanto alguns jogos preferem explorar mais o modo "Arcade" (Burnout Paradise,por exemplo),e outros buscam um bom sincronismo entre diversão e simulação (como Need For Speed,da EA games),GT5 concentra-se quase que exclusivamente em ser um jogo que se aproxime do automobilismo no mundo real.
Batidas,capotamentos e acidentes catastróficos sempre foram deixados de lado para que a velocidade e a perfeição no volante fossem mais valorizados. Essa posição na série não agrada a todos,mas serviu para consolidar a franquia como a melhor opção do gênero no mercado.
Um grande passo da Polyphony Digital em GT5 é que os danos físicos serão sim visíveis,mas não espere espetáculos de demolição. O fato é que o sistema de danos se foca mais no desgaste,ou efeitos de uma colisão durante a corrida do que na destruição total do veículo após a batida. A princípio os jogadores poderão achar normal bater um carro em alta velocidade no muro e sair com ele quase intacto (pelo menos visualmente,como nos títulos anteriores,como é o caso de GT4 que eu adorei o Arcade),mas dessa vez até que enfim o game mostrará partes amassadas,e eventualmente um parachoque irá se desprender e ficar na pista,ou quem sabe uma porta que por ter tido a trava danificada comece a abrir na curvas. Esses são os exemplos de como os danos foram aplicados em GT5 e já podemos ver o quanto a game é inovador dentro de seu próprio estilo.

MINUTOS ANTES DA LARGADA

O GT5 com seus gráficos surpreendentes,sua jogabilidade desafiadora e seu alto teor de realidade estão chegando pra mostrar o quanto a Polyphony Digital leva a sério o assunto simulação. Todas as prévias para o título só apontam para melhoras significativas com relação ao seu antecessor (GT5 prologue); então esse é o momento para aquecer os motores,calibrar os controles e se preparar para um show de automobilísmo!
Seguindo a linha de bons games com exclusividade para o PS3,GT5 é mais um daqueles títulos que fazem valer a pena comprar um console. Como de costume nos games da franquia o game foi lançado em março deste ano no Japão. GT5 é um dos melhores de 2010.