terça-feira, 16 de novembro de 2010

GRAN TURISMO 5: THE REAL DRIVING SIMULATOR



Mais de 950 carros,20 localizações e 70 variações de pista! O que mais esperar de GT5?
Em abril de 2008 a franquia GT fazia sua estreia no PS3 com Gran Turismo 5 Prologue que foi recebido com grande aclamação e boas notas na imprensa especializada. Porém,todos sabíamos que ali estava apenas um prólogo,uma espécie de "Demo Completa" do que a emprensa planejava lançar no futuro.
Dois anos depois a Plyphony Digital engata a primeira em seu novo título,Gran Turismo 5,que promete elevar o realismo em simulação automobilística e gráficos ao extremo,explorando muito bem todo o potencial da plataforma.

ENTRE A SIMULAÇÃO E A REALIDADE

GT5 corre beirando a perfeição,e se voçê ligar o jogo num bom periférico (um Logitech Driving Force Pro Wheel,por exemplo) a experiência de direção e a resposta serão únicas. Isso é o que Kazunori Yamauchi (criador da série) sempre buscou para os títulos da franquia,uma realidade automobilística jamais vista em games anteriormente.
Há dois modos principais de jogo em GT5,o Arcade Mode e o GT Mode. Jogando em Arcade você poderá optar por corridas rápidas com os amigos ou mesmo sozinho. Já em GT Mode,os jogadores vão passar a maior parte do tempo correndo,navegando pelo mapa do mundo em suas diferentes pistas,adquirindo licenças,comprando acessórios e aumentando sua coleção de carros.
Além do modo "of-line",GT5 traz suporte a corridas multiplayer online também. Os desafios em rede terão suporte para texto e voz,além de chats privados e opções para compartilhar fotos e videos de replays (incluindo uma opção que publica seu replay direto no You Tube ou exporta para o PSP). Apesar da variedade de opções online,Kazunori Yamauchi já disse que a franquia ainda não alcançou o suporte de rede esperado; em 2006 planejava produzir uma loja virtual para GT5 onde carros,pistas e mesmo peças poderiam ser adquiridas. De qualquer forma,podemos esperar muita diversão com que o título tem a oferecer para jogos em rede.
A parte gráfica não há o que reclamar,em GT5 Prologue pudemos ter uma ideia do detalhamento de cada pista e veículo. Com tempo e aperfeiçoamento,o que vemos em GT5 é de dar brilho aos olhos. Efeitos de luz e sombra,texturas e brilhos nos veículos,cenários e prédios reconstruídos a risca (uma das cenas mostra inclusive o prédio da Polyphony Digital em Tokio),tudo para sua imersão na experiência automobilística de GT5 seja inesquecível.

DANOS NOS VEÍCULOS

O foca da franquia GT sempre foi descaradamente voltado para a simulação. Enquanto alguns jogos preferem explorar mais o modo "Arcade" (Burnout Paradise,por exemplo),e outros buscam um bom sincronismo entre diversão e simulação (como Need For Speed,da EA games),GT5 concentra-se quase que exclusivamente em ser um jogo que se aproxime do automobilismo no mundo real.
Batidas,capotamentos e acidentes catastróficos sempre foram deixados de lado para que a velocidade e a perfeição no volante fossem mais valorizados. Essa posição na série não agrada a todos,mas serviu para consolidar a franquia como a melhor opção do gênero no mercado.
Um grande passo da Polyphony Digital em GT5 é que os danos físicos serão sim visíveis,mas não espere espetáculos de demolição. O fato é que o sistema de danos se foca mais no desgaste,ou efeitos de uma colisão durante a corrida do que na destruição total do veículo após a batida. A princípio os jogadores poderão achar normal bater um carro em alta velocidade no muro e sair com ele quase intacto (pelo menos visualmente,como nos títulos anteriores,como é o caso de GT4 que eu adorei o Arcade),mas dessa vez até que enfim o game mostrará partes amassadas,e eventualmente um parachoque irá se desprender e ficar na pista,ou quem sabe uma porta que por ter tido a trava danificada comece a abrir na curvas. Esses são os exemplos de como os danos foram aplicados em GT5 e já podemos ver o quanto a game é inovador dentro de seu próprio estilo.

MINUTOS ANTES DA LARGADA

O GT5 com seus gráficos surpreendentes,sua jogabilidade desafiadora e seu alto teor de realidade estão chegando pra mostrar o quanto a Polyphony Digital leva a sério o assunto simulação. Todas as prévias para o título só apontam para melhoras significativas com relação ao seu antecessor (GT5 prologue); então esse é o momento para aquecer os motores,calibrar os controles e se preparar para um show de automobilísmo!
Seguindo a linha de bons games com exclusividade para o PS3,GT5 é mais um daqueles títulos que fazem valer a pena comprar um console. Como de costume nos games da franquia o game foi lançado em março deste ano no Japão. GT5 é um dos melhores de 2010.

Nenhum comentário: