sábado, 15 de janeiro de 2011

DJ HERO





É tempo de deixar a guitarra de lado e assumir as pick-ups!

É fato que de alguns anos pra cá o gênero musical cresceu muito no mundo dos games. Isso se deve,obviamente,pelo surgimento da franquia Guitar Hero que inaugurou uma nova era com muito estilo. Cada jogador podia empunhar sua "guitarra joystick" e se sentir um verdadeiro astro do rock em turnê mundial.
Há quem diga que esse tipo de jogo já deu o que tinha que dar,afinal são tantos "heroes" e "bands",que já não há mais o que fazer para ser diferente. Não havia! Por mais passado que o estilo já esteja,a Activision resolveu virar a mesa e trouxe DJ Hero.

A BALADA É NA SUA CASA!

Agora o novo barato é bancar o DJ,"samplear",mixar e mais o que você quiser para agitar a balada! Que tal fazer a alegria da galera mixando um Vanilla Ice (Ice Ice Baby) vs MC Hammer (U Can´t Touch This)? A lista de sons é imensa e agrada todo mundo. São artistas como: 2Pac,Beastie Boys,50 cent,Africa Bambaataa,Beck,Black Eyes Peas,Common,Cypress Hill,Daft Punk,Gorillaz,Jackson 5,N.A.S.A.,Public Enemy,Paul Van Dyk,Q-Tip,Rihanna,The Killers e muito mais.
O joystick é pra lá de interesante. Ele traz três botões que fazem as vezes do disco de vinil,que pode ser girado,claro! Você ainda encontra um controle que aciona o "cross-fader",no qual você mixa as músicas. Há o seletor de efeitos que é usado livremente e o botão "euphoria",mais ou menos como o "Star Power" de GH. Conforme você se torna DJ badalado,pode abusar de controles mais arrojados como a mixagem de duas músicas ao mesmo tempo alterando entre as mesmas ou até convidar um amigo para uma amistosa batalha entre DJs. E é claro que um game desse deve e está disponível para as duas plataformas,PS2 e PS3,para a alegria de muita gente.

ARMY OF TWO: THE 40TH DAY





Um exército de dois soldados já é o bastante!

Sobre Army of Two eu posso dizer uma coisa: esse é um game que divide opiniões. O primeiro episódio do game fez um grande sucesso,apesar das críticas negativas,e vendeu mais de 2 milhões de cópias. Sendo assim,era apenas questão de tempo para que uma continuação chagasse. Army of Two: The 40th Day chegou e trouse de volta os mercenários Rios e Salem com suas máscaras horripilantes.
O enredo se passa em Xangai que está sob condições desoladoras. É nesse cenário que os dois soldados terão que trabalhar para descobrir o que está acontecendo de fato.

TWO

TransWorld Operation,ou simplesmente,TWO é o nome dado a equipe de Salem e Rios e falando em equipe,o game foca bastante nesse fator. A inteligência artificial dos protagonistas foi consideravelmente aperfeiçoada no modo para um jogador. Seu parceiro não ficará servindo de apenas como apoio na hora do tiroteio,ele será fundamental para acessar locais mais difíceis ou até para formular estratégias. Um exemplo é um momento apresentado para ilustrar a IA dos personagens é quando eles tem que impedir que um atirador mate um refém. Apenas um dos soldados está a uma distância segura para abater o criminoso,mas é fundamental que seu parceiro passe as informações corretas via rádio. Cabe ao personagem do rádio criar uma situação adequada para passar as informações necessárias para o sucesso da missão. O entrosamento da dupla está mais profundo e com diálogos mais inteligentes. Polêmico ou não,Army of Two: The 40th Day botou pra quebrar em 2010. O game está disponível para o PSP e o PS3.

BRUTAL LEGEND




Muito rock´n roll e ação com Jack Black em sua versão "virtual"

Eddie Riggs é um valentão,bombado e fã de Heavy Metal que trabalha como roadie em shows,muito parecido de rosto (e só) com o cara o qual foi inspirado: Jack Black. Esse malucão é magicamente transportado para o "céu" dos seus sonhos,um lugar onde o heavy metal e toda a sua cultura comandam os aspectos sociais em todos os níveis. Pronto,você acaba de ser introduzido no universo de Brutal Legend.
Seu objetivo no game é ir atrás do imperador demoníaco Doviculos a fim de acabar com suas atrocidades. No caminho confrontará seu braço direito,o general Lionwhyte (voz dublada por ninguém menos que Rob Halford do Judas Priest),e terá ajuda de diversos figurões que são verdadeiros heróis do metal,tais como Ozzy e Lemmy Kilmister do Motorhead.
O estilo de jogo se assemelha um pouco a World of Warcraft,você andará pelo mapa,muitas vezes poderá assumir o comando de algum veículo ou animal e terá diversos inimigos para massacrar. Para facilitar as coisas,você poderá recrutar tropas e usar poderes especiais,alguns acionados por sua guitarra e que exigem a execusão de um pequeno solo no melhor do estilo GH.

UMA TRILHA SONORA DE PESO!

Os gráficos não são o forte no game,mas quando falamos de música a história muda. black Sabbath,Megadeth e Manowar são apenas alguns dos artistas que trazem sua contribuição sonora para fazer de Brutal Legend não só mais um game de ação com boa música,mas também uma verdadeira celebração aos dias gloriosos,regados a riffs rápidos de guitarra e toda a curtição que Heavy Metal sempre proporcionou. Uma boa escolha para quem acabou de adiquirir o PS3

PRO EVOLUTION SOCCER 2010




Foi dado o apito inicial para o campeonato da lendária série PES

Quem ainda não jogou esse clássico,não sabe o que está perdendo. Conhecido entre os fãs como Winning Eleven e o maior concorrente da série FIFA Soccer da Eletronic Arts,Pro Evolution Soccer chegou com vitalidade nos consoles da nova geração e mostra que tem fôlego para muito mais. Muitos dizem que não é bem assim,que o que é bom podia ser melhor,mas é entre um mar de opiniões divididas que PES dribla a polêmica e marca um golaço!

DIVERSÃO SEM FIM

Nada tão divertido como juntar alguns amigos,ligar o videogame e jogar um bom game de futebol,a diversão é certeira! PES sempre esteve presente nesses encontros e agora tem tudo para agradar ainda mais os gamers. Os gráficos estão muito bons e a representação dos jogadores é bem feita. A trilha sonora é tradicionalmente boa e nesta edição não foge à regra. Além disso,os efeitos foram cuidadosamente trabalhados,causando uma ótima impresão em quem joga,(e que não são poucos).
Uma das diferenças em relação as edições anteriores que logo se nota é o ritmo mais cadenciado de jogo,chegando bem perto da simulação de FIFA,mas sem quebrar a energia descompromissada do game. Ou seja,não pense que seu atacante vai sair fazendo miséria sozinho no campo,essa tática não é mais funcional. No entanto,os controles estão mais dinâmicos e naturais,deixando PES ainda mais legal de jogar. Mas como nem tudo são flores,PES peca em alguns quesitos,como a ausência de alguns times e estádios. Alguns menus foram alterados,isso acaba gerando uma certa confusão para quem estava acostumado com os games anteriores. De forma geral,o brilho de PES continua e a "pelada virtual" com os amigos está mais do que garantida com esse game! Disponível para o PSP,PS2 e o PS3.

MARVEL SUPER HEROES SQUAD





Prepare-se para uma aventura com os heróis Marvel como você nunca viu!

Marvel Super Heroes Squad foi criado originalmente para ser o promotor da série de desenhos animados produzidos pela Cartoon Network,que também promoveria uma nova linha de brinquedos que foi lançada recentimente. No entanto,o game mau foi lançado e já causou um alvoroço na comunidade gamer,mostrando-se muito mais do que um simples jogo. Um dos motivos dessa releitura do Universo Marvel é representá-lo ao público mais jovem que ainda não teve um contato próximo com esses hérois. Motivo que explica a "deformação" dos personagens mostrados nos games,já que eles são baixinhos e tem a cabeça desproporcional do corpo.

DE QUE LADO VOCÊ VAI FICAR?

A história do game conta os planos do Dr. Doom em sua busca pelos Infinity Fractals,cristais de poder que tornam seus possuidores quase indestrutíveis. Sua missão é escolher um dos heróis Marvel para tentar deter os planos malignos do Dr. Doom. Entre os personagens presentes no game estão: Magneto,Hulk,Wolverine,Capitão América,Noturno,Quarteto Fantástico,Surfista Prateado,entre outros. Uma ideia muito interesente e que torna o game ainda mais duradouro é o fato de que no modo story você pode escolher jogar com um herói ou um vilão alterando o rumo do jogo.
Além da ação típica,você encontrará alguns puzzles para resolver e muito humor. O plano original era fazer um " jogo para crianças",mas definitivamente Marvel Super Heroes Squad é tão divertido que se ultrapassa sua barreira de idade e agrada qualquer jogador. Um jogo super legal que você não pode perder,disponível para o PSP e o PS2.

JAMES CAMERON´S AVATAR: THE GAME




Muita ação e batalhas em cenários paradisíacos

Um dos jogos mais esperados e comentados,Avatar: The Game finalmente chegou às prateleiras e surpreende com a qualidade gráfica e proposta que o game apresenta.
Florestas com fauna e flora impressionantes,máquinas ultramodernas jamais vistas até então e a luta pelo domínio da lua Pandora. Esse é o cenário de Avatar: The Game,aquela velha história sobre a invasão do planeta,só que dessa vez nós,os humanos,seremos os invasores e opressores da outra raça,os Na´vis.
Você escolhe o lado pelo qual quer jogar,cada campanha tem um objetivo diferente e o modo multiplayer cumpre seu papel trazendo novos desafios além do Single Player. O modo de jogabilidade é outro ponto forte do game,com comandos simples e boa resposta para movimentos. Por último,temos a trilha sonora que nem precisa ser comentada,está simplesmente impecável.

PANDORA E SEU DESTINO

Baseado na história de James Cameron (diretor de Titanic),avatar: The Game se passa no século XXII quando os humanos encontram vida em um pequeno satélite em órbita de uma grande massa de gás no espaço,a lua de Pandora. Uma invasão é planejada,e para resolver o problema de sobrevivência na atmosfera diferente da terra,uma nova raça de seres é criada,os Avatares. A mistura de humanos e Na´vis nada mais são do que corpos vazios controlados por mentes humanas.
Mais um grande lançamento da Ubisoft que tem tudo para estar entre os melhores títulos do ano,só jogando pra saber o quanto esse game é ótimo. Disponível para o PS3.

FIFA SOCCER 10





O retorno grandioso do clássico da EA

A eterna briga entre Winning Eleven e FIFA Soccer finalmente sofreu um impacto positivo quando e EA deu ouvidos ao que os fãs da série falavam. Tanto é verdade que a edição 9 de FIFA deu o que falar e,pela primeira vez em tempos,colocou a balança em um lugar justo. Mas será que FIFA 10 mantém o sucesso de seu antecessor? Eu respondo....sim!
Uma das grandes novidades dessa edição é a implementação do controle 360º,permitindo mais controle e uma experiência de jogo muito boa.
Além da jogabilidade,a física não foi esquecida. É perceptível nos jogadores maior realismo na disputa de bola e no passe. Se você não estiver bem posicionado,seus atributos como jogador podem não fazer muita diferença. É aqui que vemos uma melhoria considerável na inteligência artificial do game. Os adversários se posicionam de acordo e acompanham seu jogo,dando a impresão de que se adaptam ao seu estilo. Os goleiros também se mostram mais espertos,mas em alguns momentos ficam perdidos em campo sem muito motivo.

UM SIMULADOR DE FUTEBOL

Os novatos em FIFA não terão maiores problemas para pegar o jeito. Existem dicas e tutoriais que lhe ensinarão todas as manhas. Outro quesito especial de FIFA é a trilha sonora,que para variar,está show de bola!
Um dos fatores que diferenciam FIFA é o fato de ele ser um simulador,por isso a EA explora bem esse lado e sempre tem coisas bacanas. Dessa vez o destaque fica para o modo Virtual Pro. Aqui você cria um "eu" virtual podendo até colocar uma foto! Você treina e qualifica seu "eu" podendo compará-lo a outros jogadores pela internet. Enfim,são muitos os detalhes que colocam FIFA Soccer 10 finalmente em um lugar merecido,então se você é fã desse game não perca tempo e vá logo comprar esse grande sucesso da EA games. O jogo está disponível para o PSP e o PS3.

ESPECIAL: COSPLAY




Saiba um pouco mais sobre os FÃS QUE SE UNEM para homenagear seus PERSONAGENS favoritos

Há muito tempo que a Cosplay vem sendo praticada e muitas pessoas nem sabem o que é... Por isso nós vamos entender melhor o que é esse grande evento que à cada dia vem arrastando cada vez mais praticantes. A arte "pop",praticamente inventada pelo artista plástico e cineasta Andy Warhol,a cada nova geração,abraça mais e mais seguidores em suas diversas formas apresentadas como filmes,jogos eletrônicos,séries de TV,quadrinhos,animações etc. A cada novidade que surge em uma dessas categorias,uma nova legião de fãs se forma. Um dos casos mais clássicos é o exército de adimiradores de Star Trek e Star Wars que sempre se juntam para expor seus gostos e seus conhecimentos sobre as séries nos eventos ligados aos títulos. E é sobre isso mesmo que vamos falar aqui,sobre essa prática adotada pelos fãs de determinados produtos em se unirem em eventos e encontros,especialmente fantasiados como seus personagens favoritos,o chamado cosplay.

O QUE É COSPLAY?

A palavra cosplay é a junção de outras duas palavras em inglês: costume (fantasia) e play (brincadeira),ou seja,brincar de se fantasiar,interpretar seus personagens de games,quadrinhos,desenhos e afins,imitando seus trejeitos,formas de falar e poses típicas. Os praticantes desse hobby,o fazem (ou procuram fazer) com muita alegria,elegância e desinibição,já que usar a mesma roupa de seu personagem preferido daquele anime,não é tarefa para qualquer um. Não basta se fantasiar,tem que imitar! São jovens potencialmente atores que exploram sua capacidade de interpretar e tornam-se artistas por um dia.
É justamente por isso,que os praticantes do cosplay,geralmente,sofrem algum tipo de preconceito e olhares tortos enquanto eles se deslocam para os eventos. Quem não conhece a prática - e diga-se de passagem,muita gente ainda não faz ideia do que seja - sente-se incomodado com a presença de jovens vestidos com roupas extravagantes agindo de forma incomum. O resultado: risadinhas de deboche e a criação automática de um esteriótipo preconceituoso a respeito do praticante do cosplay. A boa notícia é que,de acordo com os praticantes do cosplay,essa reação das pessoas vem diminuindo a medida que os animes passam em massa na TV,os eventos de animação ou games são cada vez mais divulgados,além das pessoas estarem buscando mais informações a respeito dessa prática.

SURGIU NOS EUA...

O cosplay surgiu nos EUA no final da década de 1930. Para se exato,em 1939,foi registrado a primeira aparição de um "cosplayer". Foi na primeira World Science Fiction Convention (Worldcon),em Nova Iorque,que um jovem de 22 anos decidiu se transformar em um de seus heróis dos filmes de ficção científica. Seu nome era Forrest J. Ackerman. Acompanhado por sua grande amiga,Myrtle R. douglas,que era colega de classe nas aulas de esperanto,Ackerman colocou seu traje futurista e espantou os mais de 180 participantes da convensão. Usando seu uniforme espacial batizado de "futuricostume",e Myrtle travestida com um vestido baseado em uma das personagens da obra de H.G. Wells "things to come". Na ocasião,os participantes da convenção se espantaram com a atitude dos jovens,o que causou uma mudança radical apartir dali nas convenções futuras. Anos depois dessa convenção,Ackerman se tornaria um dos nomes mais importantes da história da ficção científica como editor de revistas do gênero. Além disso,ele também se tornou um colecionador de mão cheia de itens relacionados ao tema. Prestou serviços de assessoria a Issac Asimov,inspirou de Spielberg e George Lucas e,para fechar com chave de ouro o currículo de Ackerman,ele foi o criador da consagrada personagem Vampirella.
Infelizmente ele faleceu no final de 2008 com 92 anos. Seu legado será lembrado para sempre e sua influência no mundo da ficção científica foi fundamental para o surgimento de diversos movimentos,inclusive o cosplay.

...FOI PARA O JAPÃO...

Com o tempo,nas convenções seguintes,as pessoas gostaram da ideia criada por Ackerman e passaram a se fantasiar. Como o crescimento dessa prática,surgiu o chamado "masquerade". Era um concurso em que os fantasiados realizavam apresentações para o público. Os "costumers",como ficaram conhecidos os fantasiados,estavam restritos as suas feiras e eventos de ficção científica até a chegada de Nobuyuki Takahashi em 1984.
Quando Takahashi decidiu visitar a Worldcon daquele ano,ficou impressionado com o que viu. A partir daí,a divulgação no Japão começou a ser massiva e logo ele criou seu próprio termo para os jovens de fantasia: cosplay. Esse foi o ponta-pé inicial para uma verdadeira febre no país. Revistas especializadas surgiram para apresentar para a grande massa a prática de se fantasiar,como personagens de animes e mangás,e estava formada a indústria do cosplay.

...E CHEGOU NO BRASIL!

Veio a década de 1990 e os animes se espalharam pelo mundo como fogo na palha seca! Os EUA acabaram recebendo de volta a sua invenção,mas de uma forma diferente e muito maior. O "costuming" foi abolido e o cosplay adotado completamente. Mais e mais convenções de anime e praticantes de cosplay surgiram pelo país e,fatalmente,foi de lá para o mundo!
Como o cosplay nasceu em um lugar,foi pra outro e voltou ao seu berço,obviamente criaram-se algumas diferenças nas formas como cada país vê a mesma coisa. Nos EUA,o cosplay não significa apenas a transformação em um personagem de anime ou mangá; nos concursos,as pessoas podem criar fantasias originais. Já no Japão,o cosplay está intimamente ligado ao fato de se parecer com seu personagem favorito da forma fiel,por exemplo,falando,agindo da mesma forma que o personagem em questão.
A explosão dos animes nos anos 1990 atingiu o Brasil em cheio com a chegada de animações como Cavaleiros do Zodíaco. Anos antes já tínhamos algumas animações como Sawamu,A princesa e o Cavaleiro,Speed Racer,Fantomas,mas essa gêração não tinha sido "capiturada" e envolvida pelos animes como a gêração de 90. O sucesso de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil foi tão grande,que a febre se espalhou de todas as formas,inclusive nas primeiras convensões do gênero no país.
A prática do cosplay no Brasil é uma mistura de norte-americana com a japonesa,deixando os praticantes a vontade para se soltarem em sua máxima expressão.

OS EVENTOS

Mais do que fãs se encontrando em um local especial,os eventos de cosplay trazem diversas atrações. É possível comprar e vender quadrinhos,assistir animações,comprar acessórios para cosplay,assistir bandas que são especialmente convidadas e que tocam os temas que fazem sucesso nas animações,barracas de alimentação etc. Para quem ainda não teve a oportunidade de ver um grande evento como esse de perto,vale a pena saber que um dos Anime Friends (um dos maiores eventos da américa Latina),já chegou a reunir mais de 120 mil pessoas! Tanta gente querendo representar seus personagens queridos fazem surgir verdadeiras estrelas dessa prática,por outro lado,um novo movimento acabou surgindo meio que sem querer,o "cosfail" ou como dizemos por aqui, "cospobre".

O "COSPOBRE"

Hoje em dia,a cultura do cosplay já está tão difundida entre os jovens fãs de animes que até mesmo lojas especializadas em fantasias surgiram,principalmente na região do bairro da Liberdade em São Paulo. Claro que o fundamento principal das fantasias nos concursos de cosplay é a de que a pessoa faça a sua própria fantasia,a questão é que nem todo mundo tem talento manual para costurar e artesanato ou pode gastar de R$100 a R$1.000 em uma roupa que vai ser usada apenas em eventos.
Cospodre,Toscoplay,Cospobre,Cosfail e por aí vai. Existem essas e muitas outras definições para aqueles simpatizantes dos animes que "tentam" fazer suas próprias fantasias,só que sem muitos recursos e muito menos habilidade. Boa parte dos praticantes do "cospobre" não se importam com as limitações financeiras,partem logo para a zoação e querem apenas se divertir chamando a atenção. Por outro lado,há os que levam realmente a sério e se acham um verdadeiro cosplayer,e são justamente esses os que fazem a fama,por quererem ser sérios e na verdade acabam se tornando uma piada ambulante.
Cosplay ou Cospobre,o que importa é se divertir homenageando seus personagens queridos dos games,animes e afins. Junte seus amigos,criem seu visual e bom divertimento... Quem sabe a jente se encontra lá!


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

THE CLONE WARS: REPUBLIC HEROES




Apesar do bom contexto é um game que peca em aspectos primários

Baseado na série 3D exibida na Cartoon Network (e exibida em 2009 na TV globinho,na Globo),Star Wars The Clone Wars: Republic Heroes,ou simplesmente SWTCW:RH,é o mais novo game da franquia que vem dar continuidade aos eventos que se passam entre o segundo (O Ataque dos Clones) e o terceiro (A Vingança dos Sith) capítulos da nova trilogia de Star Wars.
Apesar do bom enredo que traz,personagens,armas e naves iguais a série,o game não traz nenhum grande destaque,o que vamos dizer que é essencial em um game da nova geração. Gráficos bons,mas péssimos movimentos e ângulos de câmera,personagens fiéis,mas comandos horríveis para controlá-los. Parece que faltou um pouco mais de atenção dos produtores quanto aos elementos que fazem do jogo um bom lançamento. Só bons gráficos não são suficientes,e saber usá-los também é fundamental,vimos isso em outro problema do game: os cenários,que apesar de bonitos,são extremamente confusos.

DE MAU A PIOR

Gráficos e jogabilidade podem ser compensados se o game apresentase desafios que prendesem os jogadores a ele. Infelismente isso também não acontece em SWTCW:RH,os níveis e as missões são repetitivas e os combates com o sabre de luz,o clássico da série,se tornam monótonos depois de um tempo.
No game é possível jogar como um Jedi ou um dos Clones. Se você não for um fanático por tudo que se relacione a Star Wars,SWTCW:RH poderá passar batido facilmente,é mas pelo menos o game está disponível para o PSP,PS2 e o PS3,o que vai fazer muitas pessoas provarem desse game não muito emocionante.

LOST PLANET 2




A sequência do grande sucesso da Capcom

Um bom gamer da nova geração já jogou ou no mínimo ouviu falar de Lost Planet 2. Esse grande game de ação da Capcom levou muitos jogadores a se tornarem fãs dos combates com tons de anime no planeta gelado E.D.N.III.
Agora depois do sucesso do primeiro episódio,a Capcom resolveu presentear os gamers do mundo com uma sequência melhorada.
A princípio a Capcom aperfeiçoou o modo multiplayer e adicionou um modo de cooperação. Além disso,os ambientes estão mais ricos e com maior possibilidade de exploração,o que vamos dizer,ninguém merece um game que não tenha nada para se explorar.

TAMANHO É DOCUMENTO!

Para quem não sabe,o enredo do primeiro game conta a saga dos humanos,nós,que estão tentando colonizar um planeta que é coberto de neve. No entanto,esse planeta já tem seus habitantes,os Akrid. Eles estão de volta em Lost Palnet 2 e consideravelmente maiores,o que deixa o jogo muito mais longo e difícil!
Para aumentar suas chances de sobrevivência,as tradicionais V.S (Vital Suits) estarão de volta. Elas são roupas especiais - quase armaduras - que facilitam sua vida no planeta gelado dos akrid.
A ação é o ponto forte em Lost Planet 2. Por exemplo,numa fase sobre um trem,é possível ver o quanto o game é dinâmico,rápido e absolutamente divertido. Uma característica interessante do game (falando em relação ao modo cooperativo),é que ao jogar em equipe,terá um contador que define a "vida" de todos. Se essa barra se esvaziar conforme os danos que a equipe recebe,mesmo que alguns integrantes estejam vivos,a equipe perde a partida. Essa característica com certeza vai influenciar um bom trabalho de equipe entre os jogadores. Mas agora basta você comprar esse grande sucesso que arrasou em 2010 e que está disponível para o PS3.