sábado, 15 de janeiro de 2011

ESPECIAL: COSPLAY




Saiba um pouco mais sobre os FÃS QUE SE UNEM para homenagear seus PERSONAGENS favoritos

Há muito tempo que a Cosplay vem sendo praticada e muitas pessoas nem sabem o que é... Por isso nós vamos entender melhor o que é esse grande evento que à cada dia vem arrastando cada vez mais praticantes. A arte "pop",praticamente inventada pelo artista plástico e cineasta Andy Warhol,a cada nova geração,abraça mais e mais seguidores em suas diversas formas apresentadas como filmes,jogos eletrônicos,séries de TV,quadrinhos,animações etc. A cada novidade que surge em uma dessas categorias,uma nova legião de fãs se forma. Um dos casos mais clássicos é o exército de adimiradores de Star Trek e Star Wars que sempre se juntam para expor seus gostos e seus conhecimentos sobre as séries nos eventos ligados aos títulos. E é sobre isso mesmo que vamos falar aqui,sobre essa prática adotada pelos fãs de determinados produtos em se unirem em eventos e encontros,especialmente fantasiados como seus personagens favoritos,o chamado cosplay.

O QUE É COSPLAY?

A palavra cosplay é a junção de outras duas palavras em inglês: costume (fantasia) e play (brincadeira),ou seja,brincar de se fantasiar,interpretar seus personagens de games,quadrinhos,desenhos e afins,imitando seus trejeitos,formas de falar e poses típicas. Os praticantes desse hobby,o fazem (ou procuram fazer) com muita alegria,elegância e desinibição,já que usar a mesma roupa de seu personagem preferido daquele anime,não é tarefa para qualquer um. Não basta se fantasiar,tem que imitar! São jovens potencialmente atores que exploram sua capacidade de interpretar e tornam-se artistas por um dia.
É justamente por isso,que os praticantes do cosplay,geralmente,sofrem algum tipo de preconceito e olhares tortos enquanto eles se deslocam para os eventos. Quem não conhece a prática - e diga-se de passagem,muita gente ainda não faz ideia do que seja - sente-se incomodado com a presença de jovens vestidos com roupas extravagantes agindo de forma incomum. O resultado: risadinhas de deboche e a criação automática de um esteriótipo preconceituoso a respeito do praticante do cosplay. A boa notícia é que,de acordo com os praticantes do cosplay,essa reação das pessoas vem diminuindo a medida que os animes passam em massa na TV,os eventos de animação ou games são cada vez mais divulgados,além das pessoas estarem buscando mais informações a respeito dessa prática.

SURGIU NOS EUA...

O cosplay surgiu nos EUA no final da década de 1930. Para se exato,em 1939,foi registrado a primeira aparição de um "cosplayer". Foi na primeira World Science Fiction Convention (Worldcon),em Nova Iorque,que um jovem de 22 anos decidiu se transformar em um de seus heróis dos filmes de ficção científica. Seu nome era Forrest J. Ackerman. Acompanhado por sua grande amiga,Myrtle R. douglas,que era colega de classe nas aulas de esperanto,Ackerman colocou seu traje futurista e espantou os mais de 180 participantes da convensão. Usando seu uniforme espacial batizado de "futuricostume",e Myrtle travestida com um vestido baseado em uma das personagens da obra de H.G. Wells "things to come". Na ocasião,os participantes da convenção se espantaram com a atitude dos jovens,o que causou uma mudança radical apartir dali nas convenções futuras. Anos depois dessa convenção,Ackerman se tornaria um dos nomes mais importantes da história da ficção científica como editor de revistas do gênero. Além disso,ele também se tornou um colecionador de mão cheia de itens relacionados ao tema. Prestou serviços de assessoria a Issac Asimov,inspirou de Spielberg e George Lucas e,para fechar com chave de ouro o currículo de Ackerman,ele foi o criador da consagrada personagem Vampirella.
Infelizmente ele faleceu no final de 2008 com 92 anos. Seu legado será lembrado para sempre e sua influência no mundo da ficção científica foi fundamental para o surgimento de diversos movimentos,inclusive o cosplay.

...FOI PARA O JAPÃO...

Com o tempo,nas convenções seguintes,as pessoas gostaram da ideia criada por Ackerman e passaram a se fantasiar. Como o crescimento dessa prática,surgiu o chamado "masquerade". Era um concurso em que os fantasiados realizavam apresentações para o público. Os "costumers",como ficaram conhecidos os fantasiados,estavam restritos as suas feiras e eventos de ficção científica até a chegada de Nobuyuki Takahashi em 1984.
Quando Takahashi decidiu visitar a Worldcon daquele ano,ficou impressionado com o que viu. A partir daí,a divulgação no Japão começou a ser massiva e logo ele criou seu próprio termo para os jovens de fantasia: cosplay. Esse foi o ponta-pé inicial para uma verdadeira febre no país. Revistas especializadas surgiram para apresentar para a grande massa a prática de se fantasiar,como personagens de animes e mangás,e estava formada a indústria do cosplay.

...E CHEGOU NO BRASIL!

Veio a década de 1990 e os animes se espalharam pelo mundo como fogo na palha seca! Os EUA acabaram recebendo de volta a sua invenção,mas de uma forma diferente e muito maior. O "costuming" foi abolido e o cosplay adotado completamente. Mais e mais convenções de anime e praticantes de cosplay surgiram pelo país e,fatalmente,foi de lá para o mundo!
Como o cosplay nasceu em um lugar,foi pra outro e voltou ao seu berço,obviamente criaram-se algumas diferenças nas formas como cada país vê a mesma coisa. Nos EUA,o cosplay não significa apenas a transformação em um personagem de anime ou mangá; nos concursos,as pessoas podem criar fantasias originais. Já no Japão,o cosplay está intimamente ligado ao fato de se parecer com seu personagem favorito da forma fiel,por exemplo,falando,agindo da mesma forma que o personagem em questão.
A explosão dos animes nos anos 1990 atingiu o Brasil em cheio com a chegada de animações como Cavaleiros do Zodíaco. Anos antes já tínhamos algumas animações como Sawamu,A princesa e o Cavaleiro,Speed Racer,Fantomas,mas essa gêração não tinha sido "capiturada" e envolvida pelos animes como a gêração de 90. O sucesso de Cavaleiros do Zodíaco no Brasil foi tão grande,que a febre se espalhou de todas as formas,inclusive nas primeiras convensões do gênero no país.
A prática do cosplay no Brasil é uma mistura de norte-americana com a japonesa,deixando os praticantes a vontade para se soltarem em sua máxima expressão.

OS EVENTOS

Mais do que fãs se encontrando em um local especial,os eventos de cosplay trazem diversas atrações. É possível comprar e vender quadrinhos,assistir animações,comprar acessórios para cosplay,assistir bandas que são especialmente convidadas e que tocam os temas que fazem sucesso nas animações,barracas de alimentação etc. Para quem ainda não teve a oportunidade de ver um grande evento como esse de perto,vale a pena saber que um dos Anime Friends (um dos maiores eventos da américa Latina),já chegou a reunir mais de 120 mil pessoas! Tanta gente querendo representar seus personagens queridos fazem surgir verdadeiras estrelas dessa prática,por outro lado,um novo movimento acabou surgindo meio que sem querer,o "cosfail" ou como dizemos por aqui, "cospobre".

O "COSPOBRE"

Hoje em dia,a cultura do cosplay já está tão difundida entre os jovens fãs de animes que até mesmo lojas especializadas em fantasias surgiram,principalmente na região do bairro da Liberdade em São Paulo. Claro que o fundamento principal das fantasias nos concursos de cosplay é a de que a pessoa faça a sua própria fantasia,a questão é que nem todo mundo tem talento manual para costurar e artesanato ou pode gastar de R$100 a R$1.000 em uma roupa que vai ser usada apenas em eventos.
Cospodre,Toscoplay,Cospobre,Cosfail e por aí vai. Existem essas e muitas outras definições para aqueles simpatizantes dos animes que "tentam" fazer suas próprias fantasias,só que sem muitos recursos e muito menos habilidade. Boa parte dos praticantes do "cospobre" não se importam com as limitações financeiras,partem logo para a zoação e querem apenas se divertir chamando a atenção. Por outro lado,há os que levam realmente a sério e se acham um verdadeiro cosplayer,e são justamente esses os que fazem a fama,por quererem ser sérios e na verdade acabam se tornando uma piada ambulante.
Cosplay ou Cospobre,o que importa é se divertir homenageando seus personagens queridos dos games,animes e afins. Junte seus amigos,criem seu visual e bom divertimento... Quem sabe a jente se encontra lá!


Nenhum comentário: